Se tem uma pessoa que saiu vitoriosa dessas eleições municipais na capital, pode-se dizer que foi o vice-prefeito eleito Jeová Alencar, que formou chapa majoritária com o prefeito Silvio Mendes e estará no centro das principais decisões políticas e administrativas da capital pelos próximos quatro anos, sonhando, claro, com o dia de assumir a prefeitura em definitivo.
Jeová elegeu o filho, Samuel Alencar, vereador pelo mesmo partido do prefeito; sua esposa, a vereadora Thanandra Sarapatinhas ficou suplente de vereadora, podendo assumir o mandato, caso alguém de seu partido seja convidada para o secretariado ou ela mesma, Thanandra, vá para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por exemplo.
Mas bem, o que nos diz a foto de Jeová, a segunda que ele publicou em seu perfil no Instagram desde o resultado das eleições. Ele aparece de calção, boné na cabeça, braços abertos, sorriso no rosto, sentado na ponta de uma mesa grande, colocada no meio da rua, de calçamento, com bebidas e pratos de tira-gosto, rodeado de pessoas simples, humildes, que ele disse ser seus amigos de infância. “Sempre um prazer estar com nossos amigos de infância. Juntos com Alegria”, comentou.
Jeová quase não apareceu na Imprensa, tampouco nas redes sociais, desde o dia 6 de outubro, trabalhando nos bastidores, “ciscando pra dentro”, como costumamos dizer, principalmente na formação do secretariado municipal e na eleição para a presidência da Câmara Municipal, onde tentou “empurrar” novos nomes, mas acabou terminando com Enzo, que foi seu pupilo até pouco tempo.
E, enquanto Silvio Mendes tem sido “o homem das agendas institucionais”, recebendo e indo atrás dos mais variados perfis políticos, desde o presidente Lula ao ex-ministro Ciro Nogueira, Jeová trabalha o outro lado da imagem da nova prefeitura, a de proximidade com o povo, a de ligação com as comunidades, o da intimidade com a vida simples das favelas e periferias, que sempre carregou nas suas falas e nas campanhas políticas. É o equilíbrio do jogo político, enfim, consolidado.
Sigamos acompanhando. Em breve, novas análises de imagens que, sem dizer, falam muitas coisas.