Se pudéssemos prever hoje o resultado das eleições de 2026 para a Assembleia Legislativa do Piauí, apostaríamos que duas vagas seriam de dois novos nomes e esses nomes seriam de Cristina Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho e a outra de Larissa Mendes, neta de Silvio Mendes. Apesar de que nem sabemos se esta última tem idade para disputar, mas vamos fazer aqui um exercício analítico das circunstâncias favoráveis.
Diríamos ainda que uma disputaria pelo Progressistas e a outra pelo União Brasil. Cristina pelo Progressistas, uma vez que o PSDB, partido de seu pai, esfacelou-se no Estado e assim teria mais viabilidade no PP; e Larissa, pelo União Brasil, sigla que tem Silvio Mendes como principal liderança. Progressistas hoje possui a terceira maior bancada na Alepi, já o União Brasil ainda não tem representatividade na Casa Legislativa, o que conta ponto para uma possível candidatura de Larissa pela agremiação.
Além disso, as duas tiveram papel fundamental na campanha municipal de 2024 que sagrou Silvio eleito prefeito de Teresina. A presença das duas, seja nas redes sociais, seja em reuniões presenciais durante o período eleitoral, humanizou a imagem de Silvio e mostrou conexão do homem experiente e mais velho com as novas gerações. Ou seja, só ponto positivo.
Soma-se a isso, o discurso de renovação política na Assembleia e aumento da presença feminina na tomada de decisões e criação de leis na Alepi, hoje com apenas cinco deputadas estaduais, sendo elas: Bárbara Soares, irmã de Cristina; Gracinha Mão Santa, Jannaina Marques, Ana Paula e Simone Pereira, que era suplente e acaba de assumir em definitivo a vaga do agora ex-deputado Pablo Santos, atual prefeito de Picos, eleito assim como Silvio, em 2024.
Mesmo passada a eleição municipal, as duas seguem sendo vistas e lembradas em agendas do prefeito Silvio Mendes. Larissa discursou na solenidade de transmissão do cargo do avô, enquanto Cristina declarou à Imprensa que vai colocar seu nome à disposição do povo.
O desenho dessas prováveis candidaturas começa a ficar mais claro hoje, porém como relembramos acima, começou há algum tempo e daqui para frente, o tempo dirá se ganharão força e adesão. Em Teresina, maior reduto eleitoral do Estado o nome e o rosto das duas já está ficando bastante conhecido. Vale ressaltar que as duas poderiam dividir o apoio de Silvio na capital.
Cristina esteve hoje, 4 de dezembro, nas ruas mostrando os estragos a chuva da última sexta-feira deixou na cidade e se colocando como canal de contato entre a população e a prefeitura para agilizar reparos necessários. Larissa deve seguir aparecendo em novas agendas municipais. E nós, da coluna Politizado, seguiremos sempre acompanhando os movimentos e tentando ler e interpretar os sinais, pois o tempo é Rei.