Teresina - PI
fevereiro 5, 2025 19:44

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem é aprovado na UFPI 42 anos depois de abandonar estudos para trabalhar na roça

Aos 60 anos, Antônio Jacobina Silva não cansa de fazer planos para o novo capítulo que se inicia em sua vida. Aluno da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dr. João Silva Filho, em Parnaíba, ele conquistou a tão sonhada aprovação no vestibular. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele foi aprovado para o curso de engenharia elétrica, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). “Eu fiquei muito alegre e todo mundo ao meu redor ficou maravilhado. Meu filho disse que eu sou um exemplo. Vou me formar e atuar na área, não posso deixar passar essa oportunidade”, projeta o aprovado.

Antônio ingressou na rede pública estadual de ensino em 2023, após uma aposentadoria precoce, motivada por um problema de saúde. “Em 2022, eu tive uma doença cardíaca e precisei passar por um procedimento cirúrgico. Por causa disso, eu me ausentei do trabalho e passei a ficar em casa, muitas vezes sem fazer nada. Foi quando decidi que iria estudar. Conversei com a minha família e eles me apoiaram bastante. Desde então, estive muito focado. Quando eu quero uma coisa, eu corro atrás e foco no meu objetivo”, contou. 

A volta à sala de aula ocorreu 42 anos após deixar a escola, ainda na quinta série. Na adolescência, em Curimatá, sua cidade natal, ele precisou abandonar os estudos para ajudar a família na lida da roça. De lá para cá, casou, criou e formou dois filhos e atuou em inúmeras áreas profissionais: foi tratador de cavalos, operador de maquinário em mineradora, caminhoneiro e atuou no transporte escolar. Apesar da realização pessoal e profissional, Antônio sentia que tinha deixado algo para trás e que precisava retomar o que havia sido interrompido.

“Parece que eu tinha uma dívida comigo mesmo de terminar o ensino médio e o EJA foi uma virada de chave na minha vida. Foi o ponto de partida. Os professores lá são muito competentes e eu aproveitei. Eu tinha apenas a quinta série e me fez muita falta esse estudo. O EJA foi uma coisa que veio para muitas pessoas tirarem esse peso das costas porque tem muito brasileiro, como eu, que deixou os estudos não por querer, mas por falta de oportunidade”, disse Antônio.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lembra da importância da modalidade de Educação de Jovens e Adultos na reinserção de pessoas no mercado de trabalho e no mundo acadêmico. “Com a EJA e a EJA TEC, as pessoas que estavam fora da escola passam a ter melhores oportunidades para se reinserirem no mercado de trabalho. Histórias como a do Antônio nos mostram que nunca é tarde para melhorar de vida e alcançar novos desafios”, afirma o gestor. 

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors