
O município de Sebastião Leal foi o palco do lançamento da primeira Brigada Ambiental Mirim do Piauí, uma iniciativa do Instituto Cultivar Progresso (ICP) em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), dentro do Projeto Fogo Zero.
É o início de um movimento que vai além da solenidade. Um movimento educativo, comunitário e afetivo. Um marco que acompanha a política ambiental do governo do estado de formar o maior número de brigadas de incêndio da história — mais de 1,6 mil brigadistas já foram capacitados pela Semarh, atuando hoje em 119 municípios piauienses. Agora, o programa avança para as escolas.
A cerimônia foi realizada dentro da programação oficial da ExpoLeal 2025. As cem crianças da rede pública receberam seus certificados e coletes oficiais, tornando-se os primeiros brigadistas mirins do Piauí. O desfile simbólico traduziu em passos firmes uma mensagem de resistência e de amor à terra.
“A formação das Brigadas Mirins representa um passo importante na construção de uma consciência ambiental coletiva. Estamos unindo governo, escola e comunidade em torno de um propósito comum: reduzir as queimadas e preservar o nosso patrimônio natural. Quando investimos nas crianças, estamos garantindo um futuro mais sustentável para o Piauí”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
Ao lado dele, a presidente do Instituto Cultivar Progresso, Ani Sanders, ressaltou o papel transformador das novas gerações. “As crianças são o coração dessa mudança. Elas aprendem, ensinam e inspiram os adultos a mudar hábitos. O Cerrado é nossa casa e cuidar dele é cuidar de todos nós”.
A Brigada Mirim de Sebastião Leal é a primeira de uma série de dez que serão criadas em cidades estratégicas do Projeto Fogo Zero — como Bertolínia, Manoel Emídio, Jerumenha, Guadalupe, Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro. Em cada uma delas, escolas públicas vão abrigar atividades educativas, oficinas, campanhas e vivências ambientais. A ideia é formar pequenos guardiões do Cerrado, multiplicadores de uma cultura de prevenção, respeito e cuidado.
O lançamento da Brigada Ambiental Mirim é o início de uma nova geração de protetores da natureza.





