
O delegado do PiauĂ, @zanatta.matheus, quase foi mordido por um caramelo na manhĂŁ desta quinta-feira, 10 de julho, durante mais uma edição da Operação “Rolezinho”.
A operação teve como alvos indivĂduos que atuavam como influenciadores digitais, promovendo os chamados ârolezinhosâ e incentivando seguidores, inclusive adolescentes, a praticarem infraçÔes graves de trĂąnsito, como o âgrauâ. As açÔes ilegais eram exibidas em perfis com grande alcance nas redes sociais, configurando possĂvel apologia ao crime e contribuindo para a banalização da violĂȘncia no trĂąnsito.
Foram determinadas diversas medidas cautelares, entre elas: monitoramento eletrĂŽnico, recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana, proibição de sair da comarca sem autorização judicial, suspensĂŁo do direito de obter a Carteira Nacional de Habilitação, comparecimento periĂłdico em juĂzo e acompanhamento psicossocial dos investigados.
TambĂ©m foi determinada a remoção, no prazo de 48 horas, de todas as publicaçÔes em redes sociais que façam apologia a crimes, exaltem prĂĄticas de direção perigosa ou promovam eventos como ârolezinhosâ. Ficou ainda proibida a veiculação de novas postagens com esse conteĂșdo, inclusive por meio de perfis alternativos ou terceiros.
AlĂ©m disso, durante a operação, foram cumpridos trĂȘs mandados de busca e apreensĂŁo nos bairros Ilhotas, Esplanada e Bela Vista, em endereços ligados aos investigados e Ă s prĂĄticas criminosas que vinham sendo monitoradas.
âA Operação Rolezinho se consolida como uma estratĂ©gia permanente da Segurança PĂșblica do PiauĂ. Ă uma resposta firme do Estado em defesa da vida, da ordem pĂșblica e do direito coletivo ao trĂąnsito seguro. Toda prĂĄtica criminosa, seja no espaço virtual ou fĂsico, que atente contra a paz social e a integridade dos cidadĂŁos, seguirĂĄ sendo combatida com rigorâ, afirmou o superintendente de OperaçÔes Integradas, Matheus Zanatta.