Teresina - PI
janeiro 9, 2026 23:50

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veja duas palavras de Axé da Espiritualidade que vão reger o ano de 2026

O zelador Valciãn Calixto, da Casa do Silêncio, Terreiro de Umbanda localizado em Teresina, no Piauí, divulgou vídeo com orientações através de duas palavras deixadas pela Espiritualidade de sua tenda. As palavras são Liberdade e Movimento, ditas pelos pretos velhos Vovó Maria Conga e Pai Joaquim de Angola, que guardam e protegem o barracão.

“A Vovó Maria Conga trouxe a palavra “Liberdade” para reger o nosso ano. Liberdade para a nossa mentalidade, para as nossas atitudes, ações, sentimentos. Liberdade de escolhermos o que quiser, de fazermos o que bem quisermos, inclusive, não fazer nada também se, ao medirmos o preço da escolha, as consequências não serem positivas ou prósperas como esperávamos. Ela disse ainda que é preciso nos livrarmos de certas culpas, de ressentimentos, mágoas e de tudo aquilo que já não faz mais sentido, que não agrega, não soma, mas para isso é preciso sentir, refletir e entender que coisas, contextos e pessoas das quais devemos nos livrar, se quisermos avançar.

Já o Pai Joaquim de Angola, complementando Vovó Maria Conga, nos trouxe a palavra “Movimento”. Se você é livre, se você busca ser livre é preciso se movimentar. Parado não se chega a lugar algum, não se faz nada, não se vence, não se conquista nada. Pra fazer uso da Liberdade que vovó disse o Movimento é a única ferramenta. Calcular o quanto se movimentar, o quanto de força usar, o quanto de impulso para pegar o embalo e dar ritmo e movimento à vida.

Calixto conta que no calendário Chinês, regido por animais, este é o ano do Cavalo de Fogo, animal de tração, velocidade e movimento livre, ou seja, energia afim com o que trouxe vovó Conga e pai Joaquim. Ele também relatou que, de acordo com Vó Conga, 2026 será regido pelo Orixá Ogum e mencionou a cor para uso durante o ano.

Vó sentiu a energia de Ogum nos guiando este ano. Que possamos batalhar e vencer. Batalhar e aprender quando acharmos que perdemos. A gente não perde, a gente aprende e volta mais forte para o campo de batalha que é a Vida. Sugestão de cor: Azul. Azul marinho, azul petróleo. Tons fortes de azul. No mais. Cuidar do nosso bem mais precioso: nós mesmo. Nosso mental, nossa saúde, nossa casa, nosso local de descanso, nossa espiritualidade, nossa rede de apoio, família, amigos, trabalhos“, disse.

VEJA NO VÍDEO ABAIXO:

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors