
Os municípios de Coelho Neto e Afonso Cunha vão realizar as peneiras para a Taça das Favelas Maranhão 2025. Dia 14 de junho tem jogo em Coelho Neto e no dia 15 em Afonso Cunha. Timon, Matões e Parnarama também aderiram ao torneio. O campeonato que acontece em vários Estados do Brasil é realizado pela Central Única das Favelas – CUFA.
“O propósito é revelar talentos e formar bons cidadãos, para isso entendemos que o Esporte é um aliado da Educação e só participa aquele atleta que estiver matriculado e frequentando a escola. Jovens entre 14 e 17 anos podem procurar a Secretaria Municipal de Esportes da sua cidade para se inscrever e disputar a Taça das Favelas. Jogar as peneiras, pode garantir vaga na etapa estadual e até mesmo na fase nacional, a Taça das Favelas Brasil”, explica o coordenador Valciãn Calixto.


“A gente confirma participação na Taça das Favelas já antecipando que teremos em torno de 14 seleções de várias comunidades aqui da região para disputar essas peneiras”, disse Antônio José, que é secretário municipal de Esportes de Coelho Neto, cidade com 48 mil habitantes.
“Gostaria de comunicar a toda a população que Afonso Cunha vai participar da Taça das Favelas, vamos inscrever as seleções da zona urbana e da zona rural e com certeza sairemos com uma seleção forte para a etapa estadual”, avisou o professor Dougllas Alyxandre, secretário de Esportes do município.

Taça das Favelas
Em 2025, a Taça das Favelas percorre os estados do Brasil, com jogos masculinos e femininos, muita emoção e talento.E não para por aí. Após a fase regional, uma seleção única por estado será criada para disputar o título nacional, Taça das Favelas Brasil, o maior campeonato de favelas do mundo. A honraria já foi conquistada por São Paulo, Paraná e Espírito Santo, no masculino, e o tricampeonato do Rio de Janeiro, no feminino.
Revelações
Com o objetivo de transformar vidas através do esporte, a Taça das Favelas mobiliza mais de 800 mil jovens por todo território nacional e gera impacto positivo dentro e fora dos gramados. A organização do campeonato oferece, antes do início dos jogos, em todos os estados que recebem o projeto, workshops sociais para jogadores e técnicos, que vão desde cuidados com a alimentação até educação financeira.
O volante Patrick de Paula jogou a Taça das Favelas Rio de Janeiro pelo Complexo Santa Margarida, foi revelado e se profissionalizou no Palmeiras, onde fez o gol do título do Paulista de 2020, na disputa de pênaltis, contra o Corinthians. Ele jogou a edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo nos anos de 2015, 2016 e 2017. Em março de 2022, o jovem foi adquirido pelo Botafogo, por valor de mais de R$ 30 milhões, por 50% dos seus direitos econômicos. Tornando-se, assim, a contratação mais cara da história do Glorioso de General Severiano.
Além de Patrick, há outros exemplos de crias da Taça que estão trilhando carreira no futebol.Vitória Pereira Gomes jogou a Taça das Favelas Ceará em 2023, pela Favela Castelão, e saiu de contrato assinado com o clube Ceará. Karol Mineira foi campeã com o Complexo Casa Verde em 2019 na Taça das Favelas São Paulo, e hoje está no exterior, defendendo a camisa do Vilaverdense de Portugal. Ítalo Vinícius, atleta do Fluminense, passou pela Taça das Favelas Minas Gerais em 2022 e 2023, um cria da favela Pedreira Prado Lopes.