Teresina - PI
outubro 3, 2024 08:26

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Piauí terá “Rota do Axé” com terreiros de Matriz Africana hospedando turistas

Um grupo de trabalho provocado por representantes dos terreiros de Matriz Africana foi criado na Secretaria do Turismo do Piauí (SETUR) para construir a “Rota do Axé” no Estado. O projeto foi apresentado ao secretário Zé Neto e nesta terça-feira (25.06.24) foi definido um plano de ação para tirar a proposta do papel.

“Nossa ideia é que dez terreiros em Teresina e outros em 10 municípios do Norte e Sul do Piauí possam receber turistas por agendamento, que queiram não só se hospedar, mas viver a experiência sagrada dos nossos cultos, conhecendo mais da nossa Cultura e Diversidade. Acreditamos que esse trabalho também vai contribuir para fortalecer economicamente esses espaços, para evitar o preconceito e para o combate à intolerância religiosa”, explicou o pai Rondinele, coordenador da Associação Nacional de Povos de Matriz Africana e Ameríndios (ANPMA-PI).

No plano de trabalho consta uma visita oficial à Bahia, que já possui uma rota afroturística e pode inspirar o roteiro piauiense. Também estão previstas visitas técnicas aos terreiros mapeados e previamente estabelecidos para compor a Rota do Axé do Piauí como o Tabernáculo de Iansã na capital e outros em municípios como Amarante, Floriano, Campo Maior, Pedro II, Piripiri e Parnaíba, por exemplo.

Um termo de cooperação será firmado entre a SETUR, SASC, Associação Santuário Sagrado Pai João de Aruanda (ASPAJA) e CUFA Piauí. Participaram do encontro a gerente de Turismo Nayna Alves, pai Rondinele de Oxum, Doté Thiago Soares, Doté Flávio ty Ogun e Valciãn Calixto.

AFROTURISMO

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos brasileiros (56,1%) se identifica como negra. Com essa composição demográfica, o Brasil se destaca como o país com a maior população negra fora da África e o segundo maior do mundo, superado apenas pela Nigéria. Nesse contexto, é natural que o afroturismo desempenhe um papel significativo no setor turístico nacional. 

No entanto, muitos ainda desconhecem o conceito de afroturismo e as rotas turísticas associadas a ele. O afroturismo, uma categoria dentro do turismo cultural, centra-se nas comunidades negras e promove experiências afrocentradas. Esse tipo de turismo visa realçar a contribuição negra para a construção da sociedade brasileira. Seja em áreas rurais ou urbanas, o afroturismo oferece oportunidades para explorar, reviver, experimentar e valorizar a cultura, a religião e a história da população negra no Brasil.

Mais lidas

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Veja também

Receba notícias em tempo real, conteúdo exclusivo e interaja com outros leitores e a equipe do portal LuzEs.

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Ou clique no botão

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors